Meus amigos, acabei de ler “Crônicas gonzaguianas – o Nordeste e outros temas nas músicas do rei do baião”, de Wilson Seraine (2025), editado pela maior editora de autores piauienses do mundo, a Nova Aliança. É um livro modesto, pelo tamanho (13cm X 18cm), mas muito bem impresso, com uma capa impactante, trabalhada sobre foto de Luciano Klaus que mostra uma procissão de vaqueiros mata adentro, dividido em 25 crônicas.
Para mim, não foi nenhuma surpresa descobrir que o autor tem um domínio fascinante sobre a vida de Luiz Gonzaga, mantendo um acervo fenomenal, considerado pelo biógrafo cearense Lira Neto como um dos maiores e mais importantes do Brasil. Isso não é pouco. A surpresa, no entanto, chegou a mim pelo estilo literário com que as crônicas são contadas, em tom agradável, beirando o humorístico e de narrativa realista.
O domínio de Seraine sobre o rei do baião torna sua escrita fluente, porque os casos se sucedem exatamente como foram vividos. O autor aproveita as letras das músicas de Gonzaga para se aproximar das temáticas, fazendo questionamentos instigantes. Disse ele da música “From United States of Piauí”: “E agora, em pleno século 21, como está o Piauí, em especial nossa capital, frente a essa onda do ‘americanês’, que nos assolava na década de setenta?” E tece uma crítica sutil ao estrangeirismo que domina nossos condomínios, restaurantes, lojas, clubes, espaços de entretenimento, sorveterias etc.
Outros temas das músicas de Gonzaga vão surgindo sob o olhar (e ouvidos) atentos de Seraine. Desde remédio para disfunção erétil, em “Ovo de Codorna”, aos seus resultados, em “Capim Novo”, ou passando para registrar a beleza das festas juninas no Nordeste, o autor nos encanta e nos contagia com sua paixão pelo Piauí: a chegada das chuvas; as lembranças das alfaiatarias; os cantos dos pássaros (imortalizados em Assum Preto e Asa Branca, essa última cirurgicamente analisada como a voz do sertanejo); o pé de serra; ou o aboio do vaqueiro.
O fato é que “Crônicas gonzaguianas” é um bálsamo para melhorar o dia de qualquer leitor, um livro bem escrito e repleto de histórias sobre Luiz Gonzaga, para encantar os corações.
(Crônicas gonzaguianas, de Wilson Seraine, Livraria e Editora Nova Aliança, 2025).
Por Eneas Barros