Criar memórias afetivas por meio do resgate de histórias de vidas de entes queridos falecidos. Esta é a proposta da startup Jazygo, uma plataforma genuinamente piauiense lançada durante o evento NEON (Nordeste ON), ocorrido nos dias 3 e 4 de julho em Teresina, Piauí.
A Jazygo é uma plataforma web de fácil usabilidade e permite que qualquer usuário possa desenvolver um memorial usando ferramentas de texto, imagens, áudio, vídeos, arquivos, slides, documentos, etc, e até conexões com as principais redes sociais existentes no mercado.
“São dezenas de recursos que ajudam na criação de um rico e detalhado conteúdo. Um deles é o uso de inteligência artificial por meio de acesso gratuito a um “agente GTP” que ajuda na construção do texto do memorial”, Afirma Marcos Sávio, CEO da Jazygo.
Todo memorial criado na plataforma recebe um link online que pode ser compartilhado com parentes e amigos. A família também recebe uma placa de QR Code com o link do memorial para ser colada no túmulo. “Basta fazer a leitura do Qr Code e ter acesso ao memorial ou até mesmo interagir com ele, já que a aplicação permite compartilhar memórias com a família, acessar uma oração ou música”, acrescenta Marcos.
Segundo a startup, a principal proposta do empreendimento é perpetuar um legado e manter vivas histórias que possam ser visitadas e lembradas, inclusive pelas futuras gerações.
A plataforma é paga, com planos bem acessíveis por meio de assinaturas, mas é possível testa-la antes de qualquer compra. O pedido de teste da ferramenta por de ser feito por meio deste link: https://forms.gle/DheDBPm8zaHqCJax6

Abertura para PETS
Mesmo antes do lançamento da plataforma, ainda em fase de testes, houve um procura pela possibilidade de também usar a plataforma para o público de PETS. Diante dessa expectativa e de abertura desse mercado a Jazigo resolveu abrir também espaço para mamães e papais de Pets que queiram homenagear seus filhotes falecidos.
“Hoje já temos cemitérios e crematórios de Pets, então essa é uma realidade viva em nossa sociedade, e sabemos o quanto é imenso o amor das pessoas por cães e gatos. E como a plataforma se propõe a resgatar memórias afetivas, nada mais justo do que também abrir espaço para esta categoria com o uso das mesmas ferramentas”, afirma Marcos Sávio.
Para os próximos passos a startup pretender fazer parcerias com cemitérios e empresas funerárias visando oferecer a criação do memorial como forma de homenagear entes queridos. “Temos um mercado grande a ser explorado e em 2025 vamos correr atrás de parcerias e modelos de negócios que possam fazer a startup crescer”, finaliza ele.