O calendário de fenômenos astronômicos de maio de 2025 traz dois eventos marcantes para observar durante o mês. Trata-se de uma chuva de meteoros que será especialmente visível no Hemisfério Sul, de acordo com a Nasa (a agência espacial estadunidense), e uma Lua cheia cujo nome tem uma origem curiosa.
Maio é sempre um bom período para ver o céu noturno, pois é neste mês que, anualmente, se registra a chuva de estrelas Eta Aquáridas, cujos meteoros se destacam por sua velocidade. Isso porque eles viajam a cerca de 65,4 quilômetros por segundo em direção à atmosfera da Terra, de acordo com a Nasa.
Como a agência espacial aponta, este ano ela estará ativa de 20 de abril a 21 de maio, mas o pico de observação será na noite de 5 a 6 de maio. Nessa época do mês, serão vistos aproximadamente 50 meteoros por hora.
Um destaque desse tipo de fenômeno é que ele não requer nenhum equipamento técnico de visualização. Da mesma forma, para aproveitar ao máximo a chuva de estrelas, é aconselhável encontrar um local escuro e deixar seus olhos se acostumarem com a falta de luz, evitando o uso de telefones celulares.
O que é a Lua das Flores e quando ela ocorrerá?
A chamada Lua das Flores é um dos nomes dados para a Lua cheia de maio e é assim chamada porque ocorre na época em que flores podem ser vistas na América do Norte com a chegada da primavera.
Esta designação à Lua foi dada pelos povos algonquinos, um grupo indígena dos Estados Unidos que vive onde hoje é o nordeste dos Estados Unidos, de acordo com o “The Old Farmer’s Almanac” (almanaque que fornece informações astronômicas, meteorológicas, de plantio e outras desde 1792).
A Lua cheia de maio também é conhecida por outros nomes relacionados à primavera no norte global, como “Lua de plantio” ou “Lua de brotamento”.